Rebuçados da Régua

1 de abril de 2016

As minhas idas para cima são sempre de autocarro a não ser que tenha uma boleia. Infelizmente já não há comboio em Chaves, deixou de haver no ano em que nasci! Mesmo assim posso dizer que ainda andei nele, os meus pais já sabiam que ia deixar de haver, então quiseram dar a última volta comigo : ) Se houvesse, vos garanto que seria sempre a minha opção, adoro andar de comboio, já de autocarro a história é outra...



Bem, mas ia a dizer, na semana passada fomos para cima de autocarro e calhou ir num que fez a passagem pela Régua (coisa que não acontece muitas vezes), quando fizemos a paragem para saírem passageiros, entrou uma senhora da terra a vender saquinhos de rebuçados da Régua e eu claro que não resisti e comprei um saquinho de 9 a 1€!. Na verdade não conheço muito sobre o assunto, mas pelo sabor dá para perceber que é açúcar puro mas mesmo assim fui fazer uma pesquisa e fiquei a saber que a senhora que entrou no autocarro de cesta ao tiracolo carregada de saquinhos de rebuçados se chama Rebuçadeira e que existem 14 rebuçadeiras na região que fazem disto vida. Fiquei também a saber que esta tradição que vai passando de geração em geração, já vem desde 1879! É à noite que os rebuçados são feitos e durante o dia as mesmas senhoras vão vendê-los à estação de comboios, paragens de autocarros e a carros parados no trânsito.
A receita anda por aí pelas internetes e fiquei a saber que para além do açúcar também leva água, mel e limão, mas estas coisas não há nada como deixar a confeção para quem realmente sabe. E porque não aproveitar para dar um saltinho ao Douro?


Este post foi escrito a comer um rebuçado da Régua.



Sem comentários:

Enviar um comentário