Um Museu especial.

5 de julho de 2016

Foi ontem inaugurado o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves. Um edifício belíssimo, não fosse ele projectado pelo grande Siza Vieira. Acabei de ler no Público que o nosso outro prémio Pritzker Eduardo Souto Moura disse "Acho que é um dos melhores edifícios do Siza; não sei se é o melhor, mas é dos que mais gosto". A minha cidade está mais rica, tem uma obra de arquitectura fantástica que ainda por cima está recheada de obras do Nadir Afonso, pois claro, mas não só, de futuro teremos outras obras de outros autores para apreciar e conhecer, está aberta a porta, venham eles!

Tive a sorte de privar com Nadir Afonso, pois era amigo do meu pai. Lembro-me ainda em miúda, de passarmos algumas tardes no café na altura do verão com ele, sua esposa e filhos, mas na altura pouco percebia quem tinha à minha frente... Só sabia que existia uma escola e uma rua com o nome dele e que tinha desenhado um quadro que temos na sala de nossa casa oferecido pelo mesmo. Mais tarde percebi de quem se tratava e lamentei profundamente não ter tido oportunidade de ouvir com atenção pelo menos uma das histórias que deveria ter para contar, dada a vida recheada que teve. Mas ficam as suas obras, agora sim, num espaço feito à sua altura.

Visitem Chaves! Este, é só mais um motivo para o fazerem.
















Sem comentários:

Enviar um comentário