Praia Fluvial do Azibo

21 de agosto de 2016

Este verão, na nossa quinzena preciosa de férias, a Praia Fluvial do Azibo foi um dos destinos escolhidos. Tinha estado recentemente pelo nordeste transmontano a comemorar o aniversário do meu pai e gostei tanto que quis conhecer mais ou pelo menos dedicar mais tempo a esta zona do país. As férias do verão pareceram-me uma desculpa óptima, ainda por cima tão perto da minha cidade natal, era a logística perfeita.
Ir de férias significa relaxar sem horas ou compromissos, mas convém sempre ter um plano base para depois não virmos embora a saber que perdemos isto ou aquilo! Foi com surpresa que nessa pesquisa descobrimos uma praia fluvial que ainda por cima não é uma praia qualquer visto que tem bandeira azul e é "só" uma das 7 Maravilhas - Praias de Portugal! Nascida e criada em Trás-os-Montes, sei bem o forno que esta zona é no verão, então esta praia tinha mesmo que ser o nosso foco principal, por isso a seguir só foi preciso preocupar com a estadia num lugar próximo e o resto viria por acréscimo.

Mal saímos da auto-estrada, pensava que ainda tínhamos um longo caminho a percorrer até à praia visto que só via montanhas e nem um cheirinho de água, mas não, andámos uns metros e lá estava ela. Como andámos demais, aproveitámos e seguimos em frente visto que não temos 1 praia, mas sim 2, a praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, sendo que a segunda é ligeiramente mais pequena e não tem tantas infra-estruturas e espaço como a anterior e foi por isso mesmo que essa foi a nossa escolhida  durante os dias que lá estivemos, bem mais calma e tranquila que a outra (estão muito próximas, pouco mais que 600m) mas quem quer ter água e infra-estruturas, andar de barco, gaivotas ou jogar futebol, talvez a primeira seja a melhor opção!

A paisagem é maravilhosa, parece que estamos numa espécie de paraíso entre serras. Temos areia (fina) como numa praia qualquer, mas também temos relva para quem preferir. A água é doce e bem mais quente e calma que a água do mar. Existem bares e restaurantes, casas de banho, chuveiros, vigilância, carrinhos próprios para quem tiver deficiências motoras, cinzeiros ao dispor na entrada da praia para colocar na areia (achei isto óptimo para quem fuma), limpeza constante pois está tudo muito limpinho, muitas opções de sombra, uma estrutura no meio da água para mandar saltos ou bronzear, mas mesmo que não tivesse nada disto, só aquela paisagem e uns mergulhos já seria perfeito. Para quem estiver a pensar passar por lá, Macedo de Cavaleiros fica a 10min de carro. No nosso caso também demos um saltinho a Vinhais, mas também podíamos ter ido a Mirandela ou Bragança, tudo zonas ligeiramente próximas e que vale a pena conhecer.

Foi uma surpresa muito boa, iremos sem dúvida lá voltar até porque não fica a mais de 1 hora e meia de Chaves, por isso numa próxima ida ao meu norte, quem sabe!
Portugal é pequenino mas está cheio destas pequenas maravilhas, somos uns sortudos.







Sem comentários:

Enviar um comentário