O velho que lia romances de amor.

12 de agosto de 2008


"António José Bolívar sabia ler, mas não escrever. O mais que conseguia era garatujar o nome quando tinha que assinar qualquer papel oficial, por exemplo, na época das eleições, mas, como tais acontecimentos ocorriam muito esporadicamente, já quase se tinha esquecido.
Lia lentamente, juntando as sílabas, murmurando-as a meia voz como se as saboreasse, e, quando tinha a palavra inteira dominada, repetia-a de uma só vez. Depois fazia o mesmo com a frase completa, e dessa maneira se apropriava dos sentimentos e ideias plasmados nas páginas.
Quando havia uma passagem que lhe agradava especialmente, repetia-a muitas vezes, todas as que achasse necessárias para descobrir como a linguagem humana também podia ser bela."

Pois é, aqui está um belo livro que recomendo a qualquer pessoa. Lê-se num instante, não só porque se trata de um livro ligeiramente pequeno, mas também porque é mesmo muito agradável de se ler. Este livro de certa forma mostra a magia que um livro tem, os mundos para onde os livros nos podem levar, a nossa imaginação a trabalhar, as histórias,as vidas paralelas, as comparações, a realidade, a ficção. Falo disto também porque recentemente li um livro que me tocou bastante, mas esse fica para uma outra próxima :)
Agora, deixo aqui uma amostrinha de um livro(do nosso amigo Sepulveda)que recomendo, acompanhado por uma ilustração que eu mesma fiz (uma ilustração desdobravel da personagem principal da história, o António José Bolívar).

3 comentários:

  1. inês olá.
    é muito bonito esse livro.
    obrigada pelos comentários.
    beijo

    ana

    ResponderEliminar
  2. olá companheira da casa azul!!!
    tanto me intrigou o www.ascoisasdela.blogsopt.com no messenger que resoolvi vir cuscar
    eheh
    conheço essas fotos de algum lado
    hummmmm
    muito bm muito bem, n sabia desa ua habilidade
    continua:)
    "Mirandesa"

    ResponderEliminar
  3. acabei de o ler, adorável.

    ResponderEliminar