A minha manhã.

14 de setembro de 2016

Meus caros, isto é só um desabafo de uma miúda com problemas de adultos.
Sou uma trabalhadora independente! Até soa bem esta frase para quem não sabe o que quer dizer.
Trabalho a recibos verdes e o único contrato que tive na vida foi um estágio profissional! Ieeeeey!!
É uma realidade, a minha realidade e não perco muito tempo a chatear-me com isto, tirando os dias que tenho mesmo que me relembrar, como quando pago a segurança social todos os meses (receba o que receber e já aconteceu não receber), pagar o IVA de 3 em 3 meses, ou como hoje, que passei a manhã inteira nas Finanças à espera da minha vez para resolver problemas.

Sou uma contribuinte como deve ser, confesso! não tenho dívidas, paguei sempre tudo a tempo e faço sempre a retenção na fonte, ou seja, estou pobre! Nem vou aqui falar em valores, mas só para terem uma ideia sempre que passo um recibo, na verdade para mim só vem metade do valor face todas estas coisas que tenho que pagar.

No que toca ao IRS, recebo sempre em vez de pagar porque faço a tal retenção na fonte, prefiro ir tirando a parte de direito cada vez que passo um recibo e receber ao final do ano o que retive, do que receber esse valor e depois pagar essa quantia toda de uma só vez! Já que não tenho subsídios de nada, conto isto como uma espécie de subsídio de férias visto que a ideia é ser reembolsada lá para Julho. Acontece que já estamos em Setembro e ainda não recebi o meu reembolso do IRS, o que é deveras chato. Pelos vistos havia uma divergência na minha declaração, uma coisa que vim hoje a saber ser bastante simples mas que me deu aqui a volta como gente grande. Ao que parece mesmo tendo sido corrigida nos finais de Julho, nunca mais chega o que é meu por direito. Tenho um tio que é o meu salvador nestas andanças e ajuda-me sempre, então ficou a saber que tinha mesmo que ir à minha repartição para desbloquear a situação (apesar de já estar resolvida), e assim foi, lá cheguei hoje às 10:15 a achar que a essa hora a malta que vai para o trabalho tinha ido muito cedo e tal, e não é que tiro a B56 e vou a verificar em que senha ia e ia na... naa... 6! isso! Faltavam 50! e já estavam abertos há 1 hora e 15 e só tinham avançado 6 na B! Adoro!! Mas como em tudo na vida, nas coisas más há sempre umas boas e um simpático rapaz ao ver a minha cara de desespero perguntou se a minha senha era a "B" e eu ao confirmar deu-me a dele, que era a B23 (pormenor, a hora da senha era 09:15, 1 hora que poupei!), ainda há boas pessoas neste mundo! Mesmo assim tinha uma longa manhã pela frente. Solução? Pegar no livro que estou a ler até que passou 1 hora e só íamos na 10. Fui para casa (que n fica muito longe) onde fui comer e fazer festinhas à gata. Voltei passado 40 minutos com receio de já ter passado a minha (que inocente) e ia na... 15! bah.. conclusão! Lá fiquei até ao fim e às 13:30 despachei-me.

Coisas negativas: O atraso de vida que isto é. Como é possível demorar tanto tempo? Como é possível uma repartição de Finanças que leva tanta gente só ter 4 funcionários ao serviço com 4 departamentos diferentes de senhas? Como é possível certas coisas simples que podem ser resolvidas online serem só resolvidas lá? O sistema dos recibos verdes, mas isso dava outro post.

Coisas positivas: O rapaz que me salvou de estar mais tempo à espera do que estive. A senhora que me atendeu que foi muito simpática.



2 comentários:

  1. No outro dia fui buscar um papel à segurança social e esperei três horas e meia! Por um papel. Só havia duas pessoas a atender. Ao menos a senhora foi super simpática!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito frustrante o tempo que se perde nestas coisinhas... :(

      Eliminar